(Piloto Privado) Esse é o primeiro passo da sua nova carreira ou do seu novo lazer. O piloto estará habilitado a pilotar aeronaves particulares (próprias ou de terceiros).
É um documento necessário para que o aluno inicie as aulas práticas de voo, o que também o torna apto fisicamente a exercer função como piloto de avião ou helicóptero.
Após realizar e ser aprovado no curso teórico de PP, o aluno realizará um exame teórico na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que certifica oficialmente que seus conhecimentos são suficientes para se tornar um Piloto Privado.
ACESSE ANACO candidato antes de se tornar piloto deve voar no mínimo 35 horas de voo em avião ou helicóptero, podendo voar até 20 horas antes de realizar o exame teórico da ANAC, desde que tenha o CMA (Certificado Médico Aeronáutico) de 2ª classe.
Ao término das horas de voo e após a autorização do instrutor é realizado o voo de avaliação (Voo de cheque) para obtenção de Licença. O voo de cheque é realizado por um examinador credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Privado de Avião.
Caso você pretenda pilotar apenas para seu interesse próprio (sem exercer atividade remunerada) você já alcançou seu objetivo. Parabéns! Para pilotar profissionalmente você deve prosseguir com o curso de piloto comercial (PC).
O curso de Piloto Comercial de Avião ou Helicóptero habilita a voar profissionalmente e exercer funções remuneradas em diversas áreas da aviação. O curso de voo por instrumentos é uma habilitação adicional para quem já é piloto. O objetivo do curso de IFR é desenvolver habilidades para operar com segurança em situações de más condições visuais utilizando apenas os instrumentos de radionavegação.
Esse exame é igual ao exame de 2ª Classe já realizado para Piloto Privado, porém com critérios de análise mais exigentes. O exame médico pode ser realizado em clínicas particulares que forem autorizadas pela ANAC para realização dos exames.
Após realizar e ser aprovado no curso teórico de PC, o aluno realizará um exame teórico na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que certifica oficialmente que seus conhecimentos são suficientes para se tornar um Piloto Comercial.
Após aprovação no exame teórico da ANAC, o aluno poderá iniciar ou dar continuidade no seu treinamento prático, caso já o tenha iniciado. (O aluno pode realizar o treinamento prático em paralelo com o curso teórico). O Treinamento Prático é composto de: 115 horas de voo para PC de Avião 65 horas de voo para PC de Helicópteros 40 Horas de voo para Piloto Privado por Instrumentos (PP/IFR) Estes são os mínimos exigidos pela ANAC, mas a quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico do aluno.
Ao termino das horas de voo e após a autorização do instrutor é realizado o voo de avaliação para obtenção de Licença (Voo de cheque). O voo de cheque é realizado por um Examinador Credenciado da ANAC, que dará aprovação técnica para obtenção da Licença de Piloto Comercial de Avião.
Com a habilitação de Piloto Comercial em mãos, o piloto já esta habilitado a exercer funções remuneradas em diversas áreas como táxi aéreo, transporte de pequenas cargas, voos executivos, serviços especiais e outras funções. Se desejar, também poderá acumular experiência suficiente para ingressar em uma linha aérea. Clique aqui e conheça os cursos de especialização que você poderá realizar caso queira se tornar um Instrutor de voo e Piloto de Linha Aérea. (link para “Cursos” direto na parte de INVA)